top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Troca de professores na rede municipal gera questionamentos


Carlos Augusto Mattos

Assunto foi debatido na Câmara, onde vereadores narraram queixas de pais.


A efetivação de profissionais aprovados no concurso público promovido pela Prefeitura de Oliveira em dezembro do ano passado e a dispensa de professores contratados, tem gerado um problema pedagógico nas escolas municipais: a contínua troca de professores nas escolas da rede municipal de ensino. Em pronunciamentos na Câmara, vereadores apontaram dificuldades que a situação pode causar para a aprendizagem dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota esclarecendo o fato.


O vereador Sirley Clécio da Silveira (PDT) disse que a troca de professores é consequência da realização, pela Prefeitura, de um processo seletivo em março de 2022, que permitiu a contratação de profissionais para diversos setores. Agora, com a convocação dos aprovados, os professores contratados estão sendo dispensados e substituídos.

Cleyton Murilo da Silva (PDT) informou ter recebido várias reclamações sobre a troca e a falta de professores em escolas da rede municipal. Mães de alunos relataram que por uma das turmas da Escola Gabriel Passos já passaram quatro professoras num período de seis meses. De acordo com o vereador, essas mudanças atrapalham o aprendizado.


Já o vereador Reinaldo Correa dos Santos (PSD) responsabilizou a médica examinadora do ambulatório de saúde ocupacional da Prefeitura, Nancy Ferreira de Sousa Silva, pela demora na posse de aprovados no concurso. Segundo ele, quando a pessoa está tentando ocupar sua vaga, a médica barra o processo, e na maioria das vezes sem fundamento. O parlamentar disse também que os pedidos de prorrogação de prazo para a posse dos aprovados no concurso têm causado a troca de professores.


O presidente da Câmara, Éderson de Souza da Silveira (MDB), disse ter participado de uma reunião com a direção e pais de alunos da Escola Gabriel Passos, quando foi explicado que o problema é causado pelos pedidos de prorrogação de até 60 dias que alguns professores estão pedindo, antes de assumir o cargo. Ele também disse ter conversado com a secretária de Educação, Andréa Pereira da Silva, que informou estar trabalhando para que as crianças não fiquem sem aula e não sejam prejudicadas.


A respeito da situação, a Secretaria Municipal de Educação divulgou nota esclarecendo que a troca de professores nas escolas municipais realmente aconteceu, pelo fato de os aprovados no concurso público terem que assumir seus lugares. Também cita casos de prorrogação da posse, quando é necessária a contratação de outro profissional da listagem do concurso. Segundo o comunicado, em momento algum a Secretaria e as escolas foram negligentes, mas apenas seguem o que determina a lei. “Seguimos com o nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade, com respeito aos nossos alunos e familiares, mas infelizmente, existem situações que fogem de nossa alçada”, finaliza a nota.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page