Desenvolvedores explicam o moderno Projeto Integrado de Informação
Miguel e Marcus: elevando a visibilidade do jornal, trazendo inovações para sua dinâmica. (Foto – Leonardo Barros)
O jornal Gazeta de Minas coloca no ar nesta sexta-feira (27), seu mais arrojado projeto de informação on-line. A iniciativa é uma parceria com a M.A.P Soluções Digitais e visa transformar os canais virtuais do mais antigo jornal de Minas numa atual, completa e versátil ferramenta de comunicação e interatividade. É sobre este avanço técnico-jornalístico que conversamos com Miguel Avelar Paulo, 21 anos, e Marcus Vinicius Oliveira Teles, 22 anos, proprietários da M.A.P e desenvolvedores do novo sistema.
Gazeta - O que é a M.A.P. Soluções Digitais?
M.A.P. - É uma agência de marketing, publicidade e programação, que desenvolve projetos de inserção de outras empresas no meio digital. Surgiu em meio à pandemia de Covid-19, com uma solução para superar o distanciamento social. Aproveitando nossos talentos com a tecnologia, formamos uma equipe eficiente, especializada em criação de sites, gerenciamento de redes sociais, design gráfico e SEO. Nossa visão é encontrar a melhor forma de inserir uma empresa no mercado digital, atendendo às inovações, e implantá-las no Mercado. Com ideias inovadoras contribuir para o avanço da sociedade. O futuro é resultado da soma de ações no presente.
Gazeta - Como surgiu a ideia do projeto integrado de informação on-line com a GAZETA DE MINAS?
M.A.P. - Em uma conversa no escritório, estudávamos possíveis projetos para colocarmos em prática na cidade. Recebemos um exemplar da Gazeta de um amigo, com as reportagens da semana, e instantaneamente pensamos na ideia de aplicar os trabalhos da M.A.P. Soluções Digitais ao jornalismo, iniciando as pesquisas sobre como poderíamos modernizar, sob o ponto de vista do formato on-line, o jornal mais antigo do Estado de Minas Gerais. Foram dois meses de muito estudo e trabalho. Em meio a isso tivemos acesso ao documentário sobre a Gazeta no YouTube, e constatamos a tão rica história que ela carrega. Ficamos deslumbrados com a possibilidade de participar de um novo capitulo, agregando inovação ao jornal.
Gazeta - Quais as referências que vocês têm da Gazeta de Minas?
M.A.P. - Em nossa infância conhecemos a Gazeta, ao vê-la em circulação e em conversas com familiares. Na adolescência o sócio Miguel entregava o jornal da Gazeta na casa de assinantes em seu primeiro trabalho como office-boy, e Marcus comercializava o jornal trabalhando em uma padaria, foi onde tivemos maior contato com o jornal impresso.
Gazeta - Em que consiste o projeto ora posto em execução?
M.A.P. - O projeto visa elevar a visibilidade do jornal, trazendo inovações para sua dinâmica. A incorporação do jornal na web, adaptando-o ao padrão atual de transmissão de informações.
Gazeta - Quais as novidades que o site da GM vai trazer, a partir desta sexta-feira?
M.A.P. - Formamos uma equipe capacitada, para realizar uma cobertura jornalística em tempo real das principais notícias da cidade e do mundo. Um novo site com um layout moderno e funcionalidades, com sua estrutura semelhante aos principais jornais do país, trazendo conteúdos exclusivos para assinantes, reportagens, entretenimento e participações especiais. E uma grande novidade para os assinantes e para toda a população: o Clube de Membros da Gazeta de Minas, um plano de assinatura do jornal de R$1,99 que dá acesso a sorteios, dinâmicas e condições especiais. O Clube de Membros pode ser acessado por todos que aderirem ao plano, ou qualquer outra assinatura do Jornal Gazeta de Minas.
Gazeta - As redes sociais do jornal também serão incrementadas? O que elas vão oferecer?
M.A.P. - As redes sociais seguirão o movimento do site, trazendo notícias em tempo real, buscando estar mais próximo dos internautas, com interatividade, propondo que eles participem da dinâmica, escutando-os e nos ajudando a melhorar cada vez mais, trazendo informações com credibilidade.
Gazeta - Em vista do que vocês disseram, será uma nova realidade para o jornalismo de Oliveira?
M.A.P. - Com toda certeza, é o nosso objetivo, alinhar todos os ideais da M.A.P. Soluções Digitais e incorporar o trabalho da empresa junto ao jornalismo, elevando o nível do profissionalismo. Com tudo isto é notável que será uma grande contribuição para o crescimento e formação de profissionais na área e toda a cidade ganha com essa transformação.
Gazeta - Qualquer pessoa terá acesso ao conteúdo, ou ele somente será disponibilizado aos assinantes?
M.A.P. - Sim, teremos fatos em tempo real disponíveis gratuitamente nos canais de notícias da Gazeta. O público também continuará tendo livre acesso ao grande acervo histórico digital do periódico, que coleciona todas as suas edições impressas, desde 1887, ano de sua fundação. São nada menos do que 135 anos de jornalismo. Para os assinantes on-line teremos reportagens exclusivas, além das edições semanais completas para serem lidas no celular, tablet ou computador, no mesmo formato impresso.
Gazeta – Ainda sobre os assinantes, quais serão as novas facilidades e exclusividades oferecidas a eles?
M.A.P. - Preparamos muitas novidades para nossos queridos assinantes, agregando tudo aquilo que a tecnologia pode fazer. Todos que assinam o jornal Gazeta de Minas terão acesso às vantagens do Clube de Membros, e vão concorrer a sorteios, brindes, condições especiais e dinâmicas; terão notícias de credibilidade em tempo real e coberturas exclusivas, com acesso rápido e fácil ao site. Para quem gosta de acompanhar as notícias online, a partir de sexta as notícias no site oferecem melhor legibilidade; além de muito entretenimento com os novos quadros e conteúdos relevantes.
Gazeta - O que vocês esperam do projeto?
M.A.P. - Esperamos que esta seja uma verdadeira inovação no jornalismo de Oliveira e região, trazendo um nome histórico para o contemporâneo. Ampliar o orgulho do munícipio, apresentando-se de uma forma inovadora à população e reconhecendo os filhos de nossa terra. Gostaríamos de dar as boas vindas para a nova Gazeta de Minas no mundo digital.
Comments