O dia 16 de janeiro de 2013 ficou marcado na vida de milhares de oliveirenses com a queda do famoso 'Coqueiro Abraçado', um fenômeno da natureza que contemplou o município de Oliveira, com a beleza de uma árvore da espécie figueira-brava, abraçando uma palmeira. As árvores plantadas no início do século XX na Avenida Américo Leite, no centro do cidade, impressionava pela forma como se desenvolveram ao longo do tempo.
Neste ano, completaram-se 10 anos da queda do monumento, considerado, à época, o maior símbolo de Oliveira.
A vizinhança foi acordada naquela madrugada com um intenso barulho. Parte da fiação elétrica foi arrancada e vários carros de uma agência foram destruídos. Apesar das condições climáticas, a queda não foi provocada pela chuva que caia sobre a cidade. Segundo os engenheiros, com a falta de água e nutrientes necessários, as raízes entraram em fase de apodrecimento, provocando a queda do monumento com o próprio peso da tronco que tinha aproximadamente 3 metros de diâmetro, e, com seus galhos, já secos, a árvore chegava a 20 metros de altura.
No dia 06 de julho de 2018, a Prefeitura Municipal de Oliveira realizou um evento para o plantio de duas novas árvores na intenção de resgatar aquele que fez companhia a muitos casais apaixonados e presenciou serenatas, festas populares e outros acontecimentos de outrora.
Atualmente as duas novas árvores estão se desenvolvendo e a esperança é que o monumento fique o mais parecido possível com o antigo.
Comments