Bispo dom Miguel, padre Leandro e Glauciane,
durante assinatura da parceria entre a Mitra e a UniCesumar.
O polo da universidade UniCesumar de Oliveira está desenvolvendo um projeto de expansão, em parceria com a Mitra Diocesana, mediante aluguel de um edifício para suas atividades. Está previsto o oferecimento de cursos semipresenciais na área da saúde como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Radiologia, Gerontologia, Nutrição e Biomedicina.
A UniCesumar, cuja matriz está localizada em Maringá (PR), é uma universidade que oferece cursos presenciais, semipresenciais e à distância (EAD) há mais de 30 anos no Brasil. Segundo a gestora de seus polos em Oliveira, Carmo da Mata e Carmópolis de Minas, Glauciane Santana, a universidade é considerada pelo MEC como a melhor do país no seu segmento.
O edifício de dois andares, que abrigará a nova sede da UniCesumar, está sendo construído pela Mitra Diocesana, no mesmo terreno onde se localiza o Centro de Pastoral Santíssima Trindade, no Bairro Aparecida. O contrato da parceria já foi assinado pelo bispo diocesano, dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro e padre Leandro Vilela, representantes da Mitra Diocesana, e Glauciane, representando a UniCesumar.
“Há pouco mais de dois anos montei o polo da UniCesumar, que precisava, a princípio, de um lugar que atendesse apenas os cursos EAD de Graduações e Pós-graduações. Mas eu já sabia que em pouco tempo precisaria planejar a instalação de outros cursos semipresenciais e até mesmo cursos presenciais. Comecei a procura desse lugar para montar uma universidade no padrão UniCesumar, que tivesse não só um ensino de qualidade, mas também uma estrutura, tanto interna quanto externa, à altura da instituição”, explicou a gestora. Segundo ela, o local lhe foi indicado por um profissional da área imobiliária e com a Mitra Diocesana, que já tinha o interesse em alugar o espaço para uma instituição idônea com objetivos nobres.
A previsão é que a construção do imóvel seja concluída até dezembro deste ano e os cursos tenham início em fevereiro de 2024. Glauciane destaca que a nova sede será um local com ampla área externa, estrutura interna bem elaborada para receber laboratórios para aulas práticas de cursos da saúde, fácil acesso e estacionamento, além de boa localização, por estar próxima à área hospitalar. A parceria prevê ainda um compartilhamento entre a universidade e a Mitra Diocesana, permitindo aos alunos utilizarem alguns espaços do Centro de Pastoral, entre eles um amplo auditório, o refeitório e o jardim. Glauciane lembra que a universidade possui mais de 100 cursos EAD em diversas áreas. “A expectativa é causar positivamente um impacto social, não só permitindo que nossos alunos permaneçam na cidade, mas, também, atrair alunos de outras cidades da região, movimentando a economia local”, concluiu a gestora.
Comentários