Meta é imunizar mais de dez mil animais em Oliveira
Vacinação em Morro do Ferro foi realizada no início do mês.
A vacinação antirrábica de cães e gatos no perímetro urbano de Oliveira será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde no sábado (3) e domingo (4) de setembro, das 8h às 12h, segundo informou o diretor da Vigilância Sanitária, Célio Willian Ferreira Damasceno. A expectativa é de que sejam vacinados mais de 10 mil animais. No distrito de Morro do Ferro a vacinação foi efetuada no dia 8 de agosto.
De acordo como o calendário divulgado pela Prefeitura, no sábado a vacinação acontecerá em postos espalhados pela região central de Oliveira e nos bairros São Sebastião, Cintia, Areões, Cabrais, São Bernardo, Elias Raimundo, Oscar Faria Lobato e Segredo. No domingo os animais serão vacinados em postos nos bairros Dom Bosco, João Paulo II, Antônio Laranjo, São Geraldo, Rosário, Aparecida e Jardim dos Bandeirantes. A localização dos postos de vacinação está disponível na página da Prefeitura, na rede social Facebook.
Célio Damasceno lembra que, devido a uma norma do Ministério da Saúde, não é permitida a entrega de doses da vacina para aplicação domiciliar, nem a solicitação ao Centro de Zoonoses para que o animal seja vacinado em casa ou em qualquer outro local. A vacina é gratuita e os proprietários devem levar os cães ou gatos aos postos de vacinação espalhados pela cidade, para que recebam a dose. Proprietários de cães violentos devem tomar as providências para o correto deslocamento dos animais, colocando neles coleira, focinheira e peitoral.
Após o período de vacinação, se houver disponibilidade de estoque, a vacina estará disponível no Centro de Controle de Zoonoses, na Alameda Doutor Cícero de Castro Filho, ao lado da base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).
A raiva é um vírus, uma zoonose quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.
Embora a raiva seja considerada uma doença rara nos dias atuais, ela ainda é tida como uma grande preocupação pelos donos de animais de estimação, especialmente cães e gatos. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença pode ser transmitida do animal para humanos. A vacina antirrábica ainda é a sua única forma de prevenção.
Comments