Carlos Augusto Mattos
Na tribuna da Câmara, Ferrugem fala sobre possíveis obras no trecho urbano da ferrovia.
Com base em decisão do Congresso Nacional, que disponibilizou cerca de R$ 5 bilhões a Minas Gerais, para obras em trechos urbanos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), desativada há anos, o vereador Antônio Ananias de Sousa - Ferrugem (MDB), encaminhou ao Poder Executivo Municipal, requerimento solicitando prioridade na formulação de projetos que deverão ser apresentados à Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (SEINFRA), visando a liberação dos recursos, de acordo com as prioridades e urgências de cada município.
Ferrugem listou os pontos que deverão ser priorizados: ponte de passagem para o Bairro Barro Preto e comunidades rurais; túnel que dá acesso ao Bairro Segredo e Distrito Industrial; túnel de acesso aos Bairros Domingos Ribeiro, Monte Cristo e também ao Distrito Industrial; passagem de nível no final da Rua Monsenhor Barreto, utilizada como passagem para os Bairros Segredo e das Graças e passagem de nível dos Bairros Maria Amélia e Oscar de Faria Lobato.
O requerimento relata que o Congresso Nacional derrubou diversos itens do veto do governo passado ao Marco Legal das Ferrovias, sancionado em 2021, que afetam diretamente Minas Gerais. Um dos dispositivos do veto diz que ao menos metade dos recursos das outorgas e indenizações das concessões deve ser aplicado em projetos de estados ou do Distrito Federal, de forma proporcional à extensão da malha ferroviária que os originou, incluídos trechos devolvidos. Cerca de 130 cidades mineiras cortadas pelos trilhos da FCA, e uma delas é Oliveira, têm direito aos recursos para obras de restauração do espaço urbano.
As prefeituras poderão utilizar os recursos para realizar obras relacionadas à ferrovia, como pontes, passagens, exclusão dos trilhos inativos, projetos ambientais, entre ações para minimizar os impactos da atividade ferroviária.
Antônio Ananias lembrou os diversos requerimentos propostos por ele, solicitando melhorias no trecho urbano da ferrovia.
A iniciativa do parlamentar ocorreu menos de uma semana após a publicação, nesta GAZETA DE MINAS, de matéria jornalística sobre a derrubada do veto do ex presidente Jair Bolsonaro.
留言