top of page
Foto do escritorEditorial

Vereadores pedem reforma de postos do PSF

Sala da unidade Santa Luzia com marcas de infiltração e mofo.


Foto: Cleyton Murilo

Os problemas observados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santa Luzia e no distrito de Morro do Ferro, foram objeto de debates durante a reunião da Câmara Municipal de Oliveira na segunda-feira, 29 de agosto. Vereadores que comentaram o assunto relataram a situação precária em que se encontram os imóveis onde estão instalados os dois postos do Programa Saúde da Família (PSF). Os parlamentares também solicitaram que o Executivo municipal realize reformas nos prédios ou que providencie a transferência da unidade Santa Luzia para um imóvel mais adequado. A UBS de Morro do Ferro funciona em imóvel próprio do município, inaugurado em novembro de 2017.


O vereador Cleyton Murilo da Silva (PDT) informou que em visita feita à UBS Santa Luzia, na última semana, observou os diversos problemas existentes no local. Se dizendo impressionado com a falta de estrutura do imóvel, ele disse que o posto apresenta paredes mofadas, tacos arrancados com remendos de cimento, goteiras em diversos pontos e falta de espaço para atender uma população de quase 4.300 pessoas de diversos bairros como Oscar de Faria Lobato, Elias Raimundo, São Bernardo, Cabrais e outros. Falou ainda que a sala de curativos fica em um cômodo nos fundos do imóvel, coberto apenas por telhas de amianto.


Segundo Cleyton Murilo, em conversa com funcionários da unidade, foi informado que eles já pediram obras de reforma do imóvel ou uma casa no Bairro São Bernardo, até que seja providenciada a mudança para outro local ou até mesmo a construção de uma sede própria. O vereador observou que o atendimento também não é satisfatório, uma vez que os pacientes são obrigados a aguardar pelo atendimento em uma garagem do imóvel. Cleyton Murilo anunciou que pretende se encontrar com a secretária de Saúde, Nonata Elisângela das Dores Neto para mostrar a ela a situação do PSF e pedir uma solução. Ele também encaminhou requerimento à prefeita Cristine Lasmar (MDB) pedindo uma reforma urgente no prédio.


Gilmar Sebastião Cândido (PSC) disse que também havia feito uma visita ao local, durante um período em que estava faltando médicos na unidade. Segundo ele, já naquela ocasião constatou a precariedade do imóvel e a condição insalubre, com piso de taco de madeira, impróprio para um posto de saúde em razão da dificuldade para higienização, e proteções de madeira apodrecidas e carunchadas, impregnadas de bactérias.


Robson Lima Souza (PDT) solicitou que a Secretaria de Saúde olhe com mais atenção a situação do PSF de Morro do Ferro. Conforme o vereador, no período das chuvas no ano passado ele conversou com o administrador distrital, Leonardo Ananias Leão, que prometeu a realização de uma reforma na unidade naquela ocasião, mas até hoje nada foi feito. Robson Lima reforçou o pedido para que a reforma seja feita antes do início das chuvas deste ano, lembrando que o local apresenta diversas goteiras, entre outros problemas estruturais. Gilmar Cândido disse que a situação vem desde 2018 quando ele, o vereador Clodoaldo José de Paula (PSC) e a ex-vereadora Maria Amanda Vargas estiveram no local.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page