top of page
Foto do escritorEditorial

Vigilância continua no combate à dengue


Aplicação de inseticida é uma das ações contra o mosquito transmissor - Foto: Prefeitura de Oliveira

Em razão do aumento do número de casos de dengue em Oliveira, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de vigilância em saúde, continua o trabalho de combate ao mosquito transmissor. Para isso estão sendo realizadas ações de prevenção, como campanhas educativas e tratamento de pontos de proliferação do Aedes aegyptide forma mais efetiva. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (23) foram confirmados no município um total de 222 casos. Trinta e dois foram descartados. Os dados foram inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM), do Ministério da Saúde.


Conforme informações do boletim divulgado na quinta-feira, entre as principais ações elaboradas pela vigilância em saúde está a realização de mutirões de visitas domiciliares para inspeção e trabalho educativo, orientando moradores sobre eliminação de depósitos de água parada, a importância de manter casa e quintal limpos, notificação de lotes sujos, que são feitas com base em denúncias recebidas pelo WhatsApp ou por ligação para o telefone do setor de zoonoses (37/99902-4120) e também pelas visitas diárias dos agentes, além da aquisição de insumos para uso no combate ao Aedes aegypti.


A vigilância em saúde iniciou nesta semana o monitoramento de notificações de dengue e isolamento viral. Com base nas notificações que chegam ao setor, é que são traçados os locais em que serão feitos mutirões de visitas domiciliares, utilização de equipamentos de UBV para aplicação de inseticida com o fumacê e mutirões de limpeza. Nos últimos dias foram notificados os responsáveis por 17 veículos abandonados no perímetro urbano da cidade. Caso não fossem retirados em até 48 horas, a vigilância em saúde determinaria seus recolhimentos. Os veículos notificados são aqueles que estão com os pneus murchos, vidros quebrados e podem acumular água parada.


Nos últimos dias também foram ampliadas as medidas para recolhimento de materiais que podem acumular água, como pneus, recipientes plásticos e de vidro, metais e lixo eletrônico, entre outros. Somente no ecoponto da cidade, onde são armazenados pneus usados, foram recolhidas 12 toneladas do produto. Os mutirões de limpeza estão sendo feitos em diferentes pontos da cidade, de onde são retirados materiais inservíveis ou que não estão sendo usados. Os moradores são avisados com antecedência.


O trabalho de combate à dengue ganhou esta semana o reforço do Tiro de Guerra de Oliveira. Em parceria com a Prefeitura, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, os atiradores estão atuando nos bairros São Sebastião e Cíntia, distribuindo panfletos e informando os moradores sobre o mutirão de combate ao mosquito que foi agendado para sexta-feira (24). Durante todo dia seriam removidos pneus, material plástico, garrafas de vidro, metais, fogões geladeiras e armários de aço velhos, além de latas de alumínio.

A Prefeitura de Oliveira ressalta que o surto de dengue vem acontecendo em todo país e que a administração municipal vem realizando diversas ações de combate à doença. Lembra também que um resultado mais efetivo depende da colaboração da população.

0 comentário

Comments


bottom of page